terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Economia

A base econômica da região é a extração vegetal, principalmente madeira, borracha, castanha-do-pará, guaraná e frutas nativas. No Tocantins, temos extração de babaçu e carnaúba.



Outra atividade econômica importante é a extração mineral: ferro, bauxita e ouro no Pará. Se explora minério de manganês na Serra do Navio (Amapá) e Rondônia. A Serra dos Carajás também tem reservas de cobre (mais de 1 bilhão de toneladas), níquel, alumínio e manganês. No Amazonas há também reservas de gás natural, algumas já em produção.
Agricultura:  Cultiva-se pimenta-do-reino, juta, arroz e mandioca no Pará. Soja em Rondônia e também arroz e mandioca. No cerrado do Tocantins se produz soja e milho.

Indústria: se destaca a Zona Franca de Manaus (produtos eletrônicos - televisores, DVDs, telefones, etc.; relógios, bicicletas e motocicletas), criada por lei com o fim de de desenvolver a região. O atrativo oferecido às indústrias que se estabelecessem na Zona Franca foi a "alíquota zero" de Imposto de Importação sobre máquinas e componentes, e a redução de impostos para produtos feitos na Zona Franca e vendidos em outras regiões.
Há também indústrias no leste do Pará. Boa parte dos produtos industriais consumidos pelo Norte, no entanto, é importada de outras regiões, em especial do Sudeste brasileiro.


Turismo: a distância de outras regiões brasileiras, em especial do Sudeste, não permite um grande desenvolvimeno do turismo. Em algumos capitais, o acesso só é possivel por meio aéreo ou hidroviário. Assim, o custo de um pacote turístico pela região para muitos brasileiros é similar ou mais caro que o de uma viagem ao exterior.
Ainda assim, a região tem um imenso potencial turístico: podemos destacar a beleza da selva amazônica, a cidade de Manaus, a ilha de Marajó, e a "Festa do Boi" na cidade de Parintíns.



                                  Bois Caprichoso e Garantido, temas de uma festa típica realizada no amazonas, A "Festa do Boi" que também atrai muitos turistas.




Arara - Espécie de animal encontrada na  Floresta Amazônica

Nenhum comentário: